A automação já transforma diferentes empresas, mas na marmoraria ela ainda é vista com cautela. Muitos gestores associam essa mudança a custos altos ou a riscos desnecessários.
No entanto, ignorar essa evolução pode significar perder competitividade em um mercado cada vez mais exigente.
Pensando nisso, esse conteúdo mostra como identificar o momento certo para investir, trazendo práticas simples que ajudam a tomar decisões mais seguras e estratégicas.
Vamos lá?
Por que investir em automação na marmoraria?
Antes de definir quando investir, é essencial compreender por que a automação na marmoraria é um passo estratégico.
78% das empresas brasileiras já investem em automação, segundo dados mencionados pelo Valor. Isso reforça que o mercado produtivo já tem consciência do impacto dessa tecnologia.
Contudo, a marmoraria ainda é um setor muito tradicional. Ainda é comum perceber resistência ao investimento em soluções automatizadas, principalmente pelo receio de adquirir equipamentos caros que possam ficar ociosos caso a demanda não cresça como esperado.
Esse medo de não obter retorno imediato é natural, mas pode ser superado ao analisar a operação de forma estratégica e baseada em dados de produtividade.
Além disso, ele também pode ser contornado com a informação da SEBRAE de que a automação de processos conclui tarefas em até 70% mais rápido do que uma pessoa. O que reforça a eficiência da tecnologia perante à operação manual.
Consequentemente, mais do que acelerar a produção, a automação contribui para:
- Redução de erros e desperdícios;
- Aumento da consistência do acabamento;
- Diminui esforço físico e desgaste da equipe;
- Liberação do time para tarefas estratégicas;
- Fornece dados para decisões mais assertivas.
Com isso, sua marmoraria se torna ainda mais competitiva e preparada para crescer de forma sustentável, saindo na frente da concorrência.
Como saber quando apostar na automação na marmoraria?
Agora que você entende a automação na marmoraria como uma vantagem competitiva estratégica, é hora de descobrir quando investir nela.
Para facilitar, reunimos 5 dicas práticas que vão ajudá-lo a tomar a decisão com mais segurança.
Confira a seguir!
1. Mapeie a capacidade atual da operação
Antes de investir em automação na marmoraria, é preciso compreender que equipamentos de corte e acabamento não criam demanda. E sim, contribuem para um atendimento melhor da demanda existente.
Por isso, é fundamental conhecer a sua operação atual, mapeando a capacidade de produção. Esse conhecimento vai te fazer entender se a automação faz ou não sentido para a sua realidade.
Nesse caso, é possível analisar indicadores simples de produtividade. Como, por exemplo:
| Métrica | O que indica |
| Peças produzidas por dia | Volume que a equipe consegue entregar atualmente. Mostra se há pedidos que não estão sendo atendidos por falta de capacidade. |
| Tempo médio do projeto | Quanto tempo cada peça ou projeto leva, da preparação ao acabamento final. Ajuda a identificar processos que podem ser otimizados. |
| Taxa de retrabalho | Percentual de peças que precisam de ajustes ou correções. Indica perdas de tempo e eficiência da operação. |
O monitoramento dessas métricas permite uma visualização de possíveis gargalos da produção. Com isso, será mais fácil de entender onde a automação irá gerar melhores resultados.
Aqui, o investimento passa a ser embasado em dados reais, tornando o processo muito mais seguro e estratégico.
Leia também: Como calcular o custo hora/máquina?
2. Identifique a demanda reprimida
A demanda reprimida é a quantidade de projetos que não foram atendidos porque a produção da marmoraria possui limitações, sejam elas quais forem.
Em outras palavras:
- Pedidos que foram adiados ou recusados por falta de capacidade;
- Clientes que esperam mais tempo do que o ideal para receber suas peças;
- Projetos que acabam sendo simplificados ou descartados por limitações da operação.
Se houver um número alto desse tipo de demanda, o investimento em automação na marmoraria é a resposta. Afinal, esse cenário só mostra que você não precisa de novos clientes e sim de uma estrutura que favoreça o desenvolvimento de projetos.
Leia também: Conheça a rotina e ferramentas de um marmorista
3. Faça simulações de produção futura
Para entender melhor quando investir em automação na marmoraria, também é importante projetar cenários futuros de produção. Isso vai ajudar a avaliar como a operação se comportaria com mais capacidade.
Aqui, realize os seguintes passos:
- Confira a produção atual;
- Projete o impacto da automação (reduza o tempo médio por projeto com base em dados de eficiência da máquina para marmoraria);
- Simule diferentes cenários (conservador, otimista e crítico);
- Compare com a demanda atual e futura.
Assim será possível entender o retorno do investimento, identificando oportunidades de crescimento e criando confiança para investir na automação.
Leia também: Financiamento de máquinas para marmoraria: quais são as opções?
4. Comece pequeno e teste
A adoção da automação não precisa ser realizada de uma só vez. É indicado que invista nessa tecnologia em um processo mais específico, como corte ou polimento.
Assim, você poderá avaliar os resultados antes de expandir 100%!
Para isso,
- Escolha uma etapa que consome mais tempo ou gera mais retrabalho;
- Automatize apenas essa parte e registre os indicadores antes e depois da mudança;
- Compare ganhos em produtividade, redução de erros e economia de insumos;
- Ajuste os processos e valide o retorno obtido.
A implementação gradual também facilita a adaptação da equipe e ainda oferece dados que promovem maior confiabilidade para os próximos passos da automação.
5. Converse com parceiros, colegas e fornecedores confiáveis
E por fim, para decidir quando investir em automação na marmoraria, escute quem já passou pelo mesmo processo ou entende do assunto.
Vale a pena trocar experiências com outras marmorarias para entender os desafios, erros e resultados reais. Ou seja, alinhar bem as expectativas.
Ainda, fornecedores de confiança podem orientar sobre soluções que fazem sentido para o seu momento, oferecendo suporte durante toda a implementação.
Também é importante participar de feiras e eventos do setor para entender, na prática, esse novo cenário de avanço tecnológico. E esses espaços contribuem igualmente para a construção de conexões que apoiam essa jornada.
Próximos passos
Investir em automação na marmoraria é uma decisão estratégica que exige análise, planejamento e confiança.
O medo de dar um passo maior do que a demanda suporta é comum, mas, como vimos, ele pode ser superado quando a decisão se apoia em dados concretos sobre produtividade, gargalos e oportunidades de crescimento.
Ao entender o momento certo e seguir práticas como mapear sua operação, identificar a demanda reprimida e buscar referências no mercado, você transforma a automação em uma ferramenta de crescimento sustentável, e não em um risco.
Se você ainda tem dúvidas sobre quando e como dar esse passo, a Braiker pode ajudar. Marque uma conversa consultiva com nossos especialistas e descubra, com segurança, qual é o melhor caminho para a sua marmoraria crescer com automação.




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