Saber como fazer a precificação na marmoraria exige estratégia, domínio detalhado de todos os custos e compreensão do mercado, da concorrência e das necessidades dos clientes.
Neste conteúdo, você encontrará um guia prático para formar preços justos e lucrativos, com dicas para otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Se o seu objetivo é tomar decisões mais seguras, este artigo vai ajudá-lo a construir uma base sólida para o sucesso da sua marmoraria.
O que considerar na hora de precificar na marmoraria?
A precificação na marmoraria é realizada com base em diferentes fatores. Por isso, a formação do preço vai além de somar os valores das rochas ornamentais usadas, por exemplo.
Para atingir um valor justo e lucrativo, é preciso conhecer todos os custos envolvidos no processo produtivo. Isto é, desde a aquisição de insumos até as despesas administrativas.
Portanto, antes de precificar na marmoraria, considere esses fatores:
1. Matéria-prima
A matéria-prima é um dos principais influenciadores na precificação na marmoraria. Cada tipo de pedra possui um custo específico, que está ligado à nobreza. Ou seja, a origem, acabamento e espessura do insumo, por exemplo.
Sem contar que é necessário levar em conta um percentual de possíveis perdas durante o processo e oscilações de preço entre fornecedores.
Leia também: Quais são os tipos de acabamento de borda em granito e mármore?
2. Mão de obra
A mão de obra é mais um fator que impacta o preço final dos serviços da marmoraria. Isso porque cada projeto demanda uma quantidade diferente de tempo e um certo nível de habilidade.
Detalhes, recortes especiais ou acabamentos finos exigem profissionais experientes.
Por isso, a precificação na marmoraria depende também da qualificação da equipe, da produtividade e do tempo gasto em cada etapa.
A fórmula para calcular a mão de obra é:
Custo por hora = Salário + Encargos + Benefícios / Horas trabalhadas por mês.
Ao final do conteúdo, acesse a calculadora completa.
3. Custos operacionais
Custos como energia elétrica, manutenção de máquinas para marmoraria, transporte, água e demais insumos de acabamento também precisam fazer parte do processo de precificação na marmoraria.
Leia também: Como calcular o custo hora/máquina?
4. Despesas administrativas
Ainda, gastos fixos como aluguel, impostos, ferramentas de gestão, marketing e outros, devem ser adicionados nesse processo, mesmo que não estejam diretamente ligados à execução do projeto.
Como é calculado o valor do mármore e do granito?
O preço do mármore e do granito podem variar de acordo com as mudanças do mercado, sejam elas econômicas, mercadológicas e/ou geopolíticas.
Portanto, é natural que a precificação na marmoraria sofra com essas alterações para que se torne cada vez mais competitiva e justa.
Para definir o valor final por metro quadrado, é possível usar essa fórmula:
Custo da chapa = Largura × Comprimento × Preço por m2.
Suponha que você queira comprar uma chapa de mármore Branco Paraná, medindo 2,00 m de largura por 2,50 m de comprimento, e que o preço por metro quadrado seja R$120,00.
- Calcule a área da chapa: 2,00 × 2,50 = 5,0 m2;
- Multiplique pelo preço por m²: 5,0 × 120,00 = R$600,00.
Em seguida, ajuste o valor considerando perdas de corte, acabamento especial e transporte. Somando esses custos e aplicando a margem de lucro, você terá o preço final que será repassado ao cliente.
Qual deve ser a porcentagem de lucro na marmoraria?
A porcentagem de lucro na marmoraria é fundamental para garantir a saúde financeira da mesma. Afinal, é ela que cobre todos os custos e ainda garante que o negócio permaneça rentável e sustentável.
Para determinar, avalie:
- Os custos e complexidade do serviço;
- A análise de mercado e a concorrência;
- O porte e objetivos da empresa.
Normalmente, a margem de lucro em marmorarias varia entre 20% e 50% sobre o custo total do serviço. E o mesmo pode mudar conforme a complexidade de cada projeto.
Como precificar na marmoraria?
Para precificar na marmoraria, corretamente, visando o lucro e a competitividade, deve-se, primeiro, calcular todos os custos:
- Matéria-prima;
- Mão de obra;
- Custos operacionais;
- Despesas administrativas.
Depois, determine a porcentagem da margem de lucro. E, por fim, use essa fórmula de precificação:
Preço de venda = (Custo total+Despesas fixas) × (1+Margem de lucro).
Por exemplo, imagine que um projeto tenha:
- Custo da chapa: R$600,00;
- Mão de obra e acabamento: R$150,00;
- Instalação: R$50,00;
- Despesas administrativas rateadas: R$50,00.
A conta ficará: 600 + 150 + 50 + 50 =R$850,00.
E se a margem de lucro escolhida for 30%, o preço final será: 850 × 1,3 = R$1.105,00 (valor que deverá ser cobrado pelo serviço).
Agora, faça o cálculo completo de todas as variáveis para precificar o serviço da marmoraria:
Custos do projeto
Matéria-prima
Custos de processo
Margem e despesas
Resultados do orçamento
1. Área da chapa (m²)
0,00 m²
2. Custo total do projeto
(Matéria-prima + mão de obra + operacionais)
R$ 0,00
3. Custo total com despesas fixas
(Valor base para aplicação da Margem)
R$ 0,00
Preço de venda final
R$ 0,00
Dicas extras para aprimorar sua formação de preço na marmoraria
Para completar e garantir que a sua precificação na marmoraria seja sempre assertiva, aplique também essas dicas:
- Automatize os cálculos e os processos;
- Conte com equipamentos modernos de corte e acabamento para reduzir custos produtivos;
- Atualize os preços regularmente;
- Categorize por serviços;
- Crie promoções estratégicas;
- Considere sazonalidade e demanda;
- Ofereça opções de personalização;
- Analise a concorrência;
- Faça simulações de cenários;
- Considere o valor percebido pelo cliente;
- Acompanhe indicadores de rentabilidade por serviço.
Leia também: Quando investir em automação na marmoraria?
Próximos passos
A correta precificação na marmoraria é essencial para garantir lucro, competitividade e sustentabilidade do negócio.
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